segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

...do prazer. E da necessidade de escrever.

Escrever
- e você sabe disso -
pode eliminar essa sensação de gratuidade no existir,
de coisas o tempo todo fugindo e se transformando em passado.
Eu acho então que se escrever te dá um sentido para estar viva
(ou a ilusão de um sentido, que importa?),
então vai e escreve e diz tudo e rasga o coração,
as vísceras, expõe tudo, rita, esperneia
- no papel."

Toque nela com cuidado. Senão ela foge.

"Estranho é que não escolhi. Não consigo precisar o momento em que escolhi. Nem isso, nem qualquer outra coisa, nem nada. Foram me arrastando. Não houve aquele momento em que você pode decidir se vai em frente, se volta atrás, se vira à esquerda ou à direita. Se houve, eu não lembro. Tenho a impressão de que a vida, as coisas foram me levando. Levando em frente, levando embora, levando aos trancos, de qualquer jeito. Sem se importarem se eu não queria mais ir. Agora olho em volta e não tenho certeza se gostaria mesmo de estar aqui. Só sei que dentro de mim tem uma coisa pronta, esperando acontecer, o problema é que essa coisa talvez dependa de uma outra pessoa para começar a acontecer.

- Toque nela com cuidado - disse Santiago. - Senão ela foge.

- A coisa ou a pessoa?

- As duas."

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O que a gente precisa é tomar um banho de chuva...um banho de chuva...

"Olha, eu acho mesmo é que falta coragem. E tempo. Tempo de olhar em volta e coragem de bater de frente. Quando foi a última vez que você tomou banho de chuva sem se preocupar com o celular no bolso, os cartões do banco, a chapinha, o sapato que não pode molhar? As pessoas têm que se permitir. Aprender o atraso, o olhar em volta. Mudar o caminho de todos os dias e se perder no seu próprio bairro. É o que tenho feito, me perder. E devo dizer que estou muito feliz por não encontrar o caminho de volta."

Verônica H.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Alguém que te faz sorrir

Alguém que te faz sorrir
Alguém que vai te abraçar
Quando a escuridão cair
Te impedindo de me enxergar
E eu que hoje estou aqui
E pra sempre vou ficar
Segundos antes de dormir
De mim você vai lembrar

(Fresno - Composição: Lucas Silveira)

"Não gosto de nada morno. Se não tiver paixão, se não tiver emoção, se não me arrancar do chão, não serve. Tem coisa melhor do que aquele telefonema no meio da tarde? Aquela ligação que te deixa com um sorriso apaixonado grudado na cara o resto do dia? Tem coisa melhor do que estar com alguém que te faz rir o tempo todo? Aquela pessoa que tem “aquela coisa que você não sabe explicar” que faz você não querer sair de perto dela nunca mais."

 
Brena Braz

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O que te falta?

Falta tu mesma se convencer do que te falo com certeza. Tu merece alguém que abra os olhos diariamente e pense: 'cara, eu tô com ela, eu sou o namorado dela!'. Que goste da tua boca, do teu ombro, do teu cabelo bagunçado, do teu calcanhar, da tua cintura, das tuas mãos, do cheiro da tua pele, das sardas do teu rosto. E isso vai acontecer naturalmente ao você se dar conta de que tu é bonita, no âmago e na lata [...] Um dia serás o amor da vida de alguém, do jeitinho que tu é. Falta tu. Acorde hoje e repita: 'eu sou bonita'."
 

(Gabito Nunes)

Será?

"(...)E eu fico muito comigo mesmo nisso tudo — cada vez mais sufocado, mais necessitado que pinte um verdadeiro encontro com outra pessoa, seja em que termos for. Parece que ou eu ou os outros não somos mais tão disponíveis. Será que estou fechando, perdendo a curiosidade? Eu não sei.(...)"

 
Caio F.
Imagem

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

...ser feliz do jeito que se é.

Existem pessoas que passam batido por tudo, sem esquentar com nada. E existem pessoas extremamente sensíveis que a tudo dão atenção, que se envolvem profundamente com o que lhes acontece, seja uma doença, seja uma paixão. No fundo, elas desejariam ser menos compenetradas, mais leves, porém, quando tentam, metem os pés pelas mãos, fazem besteira. Por que? Porque é muito difícil mudar nossa própria natureza. É preciso aceitá-la e respeitá-la. E tentar ser feliz do jeito que se é.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011


 Daqui

Eu só queria uma chance pra falar (pra quebrar o silêncio) ______ (Nx Zero)

Foram apenas cinco palavras. Seis ou sete, no máximo. Nada que tenha ultrapassado o bom senso, a educação formal, e o distanciamento necessário pra essa falta de chegar perto. Foram estanques de palavras comprimidas, como soluços contidos, inevitáveis, que saem melindrosamente, quase ao acaso, mas como necessidade. O silenciamento mais gritante que já ouvi.


Ivanúcia Lopes 

Imagem

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

'Tentar esquecer é um modo de ficar lembrando'.


Fabrício Carpinejar



Um caçador com superpoderes!

*Ivanúcia Lopes

Tornar-se o olho do outro na hora “H” e no lugar “X” é quase que um superpoder! Eu diria um supermegapoder! Porque embora pareça missão de dublê, o repórter não deixa de ser um herói. 

E não se torna herói pelos brios de seu papel. Mas pelos riscos em seu papel, literalmente. 

Nesta quarta-feira, dia 16 de fevereiro, é comemorado o dia do repórter, o profissional caçador de novidades, o garimpeiro de notícias, o dublê dos olhos de vidro com mãos de caneta! Porque caçar não seria o bastante senão fosse a câmera pendurada, as ferramentas do mailing no garimpo, e o risco constante de perder a presa ou de ser engolido por ela. O risco de garimpar o terreno sem ofuscar o brilho das pedras ou a visão transparente do público. 

E não se trata de maquiar, mas de translucidar. Desembaçar. Trata-se do zelo à retina alheia, do cuidado ao tempo do outro, e do respeito ao público que vê, lê e ouve. 

Cheia de riscos, a profissão de quem reporta [ou missão de quem se importa] seria, pois, metaforicamente, o ofício da liga dos heróis. Da liga da Justiça. De quem corre pra informar, e pra formar opiniões. De quem se mantém online o dia todo e ligado todo dia pra não ter sono de hora marcada, mas ter um furo, uma cartada. É senso de quem sacrifica o dia e de quem toma chá de cadeira, mesmo sem achar bom.

E a caçada vira filme: aventura, ação, drama ou policial. Na telinha dos pequenos ou no plasma dos colossos. Vira plantão no ‘motor radio’, nas difusoras, no som do carro e no ouvido de quem faz mil e uma coisas enquanto se informa. E os episódios estampam as páginas dos jornais e revistas. E como se não bastasse, ainda é preciso superpoder pra estar instantaneamente por dentro de tudo, na web. 

Repórter não anda. E repórter que corre chega tarde. Ele tem mesmo é que voar, assim como o tempo [é sério!]. Afinal, não se trata apenas de ouvir o ‘tic-tac’ dos ponteiros, mas de sentir as marteladas do deadline te empurrarem pra rua e te puxarem pra redação [como ioiô].
E não se trata de aventura inconsequente. Nem estou falando de dom, apenas, nem tampouco de tecnicismo. Eu diria que um misto de sensibilidade e ousadia não faz mal a ninguém, mas a falta de ética nunca faz bem. Desconheço receitas prontas, mas creio na destreza na ponta da língua e do lápis [também dos dedos no teclado], afora a consciência, conhecimento e as habilidades trabalhadas nos bancos da academia. 

Porque como qualquer outra profissão, defendo o aperfeiçoamento, a formação superior. E não porque eu julgue que sem ela alguém seja incapaz de ser também da nossa ‘Liga’, mas porque com formação teremos uma prática profissional baseada em preceitos éticos e democráticos, essenciais para o exercício do jornalismo [ou para a missão de risco do repórter]. Não se trata de cercear a liberdade de expressão, mas de qualificar o exercício profissional daqueles que optaram viver por um triz.

A todos nós, repórteres [heróis sem capa], que se arriscam para assinar as capas e os miolos, parabéns! 

Na essência, as suas caçadas têm dado certo.


*Jornalista formada pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP). Mestranda em Letras pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Página na Web: http://www.folhaemdia.com

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Frágil


...você tem tanta vontade de chorar, tanta vontade de ir embora. Para que o protejam, para que sintam falta. Tanta vontade de viajar para bem longe, romper todos os laços, sem deixar endereço. Um dia mandará um cartão-postal de algum lugar improvável. Bali, Madagascar, Sumatra. Escreverá: penso em você. Deve ser bonito, mesmo melancólico, alguém que se foi pensar em você num lugar improvável como esse. Você se comove com o que não acontece, você sente frio e medo. Parado atrás da vidraça, olhando a chuva que, aos poucos começa a passar.

CFA



segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

E não há lógica que faça desandar o que o acaso decidir...

Tanta certeza no olhar
Tamanha pressa de chegar a nenhum lugar
Só pra ter a sensação
De que a vida passa assim como um tufão

(Um pro outro - Lulu Santos)


...loucura é você deixar a sua felicidade nas mãos de quem não sabe como te fazer feliz.
...insensatez é você encaixotar seus sonhos pra sonhar aqueles que não foram projetados com você por perto.
...burrice é você bater sempre na mesma tecla e achar que vai fazer uma melodia.
...Amar sem medida é você se jogar todas as vezes do mesmo precipício e se recompor todas as manhãs pra juntar os cacos que a queda gerou.


...porque lógica não há, senão amar. E ainda achar que não sabe de nada.


Ivanúcia Lopes



...quando a gente gosta é claro que a gente cuida...


"Alguém precisa cuidar de você, menina, pensei ."
 

Caio Fernando Abreu

Quebra em pedacinhos o meu coração de pedra

Guarda um pedacinho do meu coração contigo.
Fica com ele como prova de amor.
(Cazuza)


"Ele se irritava com ela por muitas coisas, mas na verdade era sempre pelo mesmo motivo: Porque ela possuía o amor dele, e ele não conseguia pegá-lo de volta." (pg.56)

Do livro "Nosso Último verão"
Ann Brashares


Imagem


 

domingo, 13 de fevereiro de 2011

...seria aqui o meu lugar?

"Eu queria ir pra um lugar onde eu tivesse uma sensaçãozinha, ilusória que
fosse, de que tinha alguém prestando atenção em mim. Achei que era aqui. É? Não sei. Me enfiei em casa e não saí. Um desgosto. Leio o tempo todo. Sento no jardim. Ouço música. Tento escrever, mas não sei se quero ou se preciso, e não consigo."

[CFA] 


Os dias não são nunca iguais!

Um dia quero mudar tudo
No outro eu morro de rir,

Um dia tô cheia de vida
No outro não sei onde ir
Um dia escapo por pouco
No outro não sei se vou me livrar,  
Um dia esqueço de tudo
No outro não posso deixar de lembrar,
Um dia você me maltrata
No outro me faz muito bem,
  Um dia eu digo a verdade
No outro não engano ninguém,
 Um dia parece que tudo
Tem tudo prá ser o que eu sempre sonhei,
 No outro dá tudo errado
E acabo perdendo o que já ganhei
Logo de manhã, bom dia...
 Um dia eu sou diferente
No outro sou bem comportada,  
Um dia eu durmo até tarde
No outro eu acordo cansada,
 Um dia te beijo gostoso
No outro nem vem que eu quero respirar,
Um dia quero mudar tudo no mundo
No outro eu vou devagar,
Um dia penso no futuro
No outro eu deixo prá lá,
Um dia eu acho a saída
No outro eu fico no ar,
Um dia na vida da gente,
Um dia sem nada de mais,
Só sei que eu acordo e gosto da vida
Os dias não são nunca iguais!


BOM DIA- Zizi Possi
Composição: Swami Jr / Paulo Freire
Imagens 


Ps.: Música perfeita!!

Aquilo tudo me deixara triste. Inquieta.
Você devia confiar mais em mim. 
Frustro-me, então, por não ter toda a sorte do mundo para estar contigo em todos os momentos, e mais ainda por não está contigo quando eu não poderia querer outra coisa.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Aquela lágrima que entrega os pontos.

E me perguntaram hoje como estava meu coração, 
depois que uma lágrima escorreu no meu rosto, 
suspirei fundo e respondi:  cheio de saudade, amor e dúvida.




Vi desse jeitinho no Amor e outras besteiras 
Imagem do Deviantart

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Lembro que disse: "É hora de seguirmos sozinhos" com nossos sonhos despedaçados


Às vezes a vida parece uma guerra, eu sei.
Sem qualquer sentido.

O amor e suas cicatrizes
A vida e suas barreiras
Fé e desilusão
Mas se você estiver escutando nossa música essa noite
eu já estarei feliz
Mas se você estiver escutando nossa música essa noite
eu já estarei...

Nossa Música- CPM 22
Composição: Wally

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Só o amor

Só o amor
É a saida
Limpa, constroi e concebe e procria
Só o amor
Cura as feridas
Que alguma vez nos causou tanta dor
 
Pe Fábio de Melo e Daniel

Você não ligou quando eu disse para ter cuidado...com o nosso mundo.

Meus dias passavam rápido como sonho
E você disse que eu saberia facilmente
Como chegar aonde eu queria.

Não há raiva, não há morte
Só arrependimento e amor
E disso tudo eu entendo muito bem.

Você não ligou quando eu disse para ter cuidado
E tinha razão você precisa ser livre.

(Thedy Correa)



Naqueles dias a gente tinha o mundo aqui. O mundo era aquele. Da cor da gente. Do tamanho da gente. Cabia em nossas mãos. Cabia no abraço. E bastava encostar o ouvido em teu peito pra ter certeza de tudo.  

(Ivanúcia Lopes)


Ps.: Tinha que acreditar.



quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Saudade de mãe é ponte que nos favorece um retorno a nós mesmos; (Pe Fábio de Melo)

Quando bate uma saudade assim
Não há nada que eu possa fazer
A não ser buscar dentro de mim
Forças pra poder lhe escrever
E explicar o inexplicável
E enxergar o invisível
(Roupa Nova)

...11 meses sem ti minha mãe. E essa saudade só cresce.


Está faltando uma flor
No jardim do meu coração há um vazio em mim
Sei que foi Deus quem te colheu
E te levou pra enfeitar um jardim que existe no céu
(Anjos de Resgate)

Não sei se gosto mesmo de você, talvez eu goste apenas do fato de gostar de você, ou talvez além de gostar de você eu ainda gosto de gostar de você...



Ah, eu não sei, essas coisas de gostar são meio complicadas. Mas talvez seria mais fácil se eu soubesse dos seus sentimentos, soubesse o que você sente por mim, o que eu fui para você e o significado que eu tenho na sua vida agora... Talvez o que nos falta é a clareza, é uma conversa sincera, é você falar tudo que sente e pensa, e eu fazer o mesmo. E então, o que acha de termos essa conversa franca e séria que nunca tivemos? Mas você que começa...



Eu gosto de você
E gosto de ficar com você
Meu riso é tão feliz contigo
O meu melhor amigo
É o meu amor...
(Velha Infância - Tribalistas)