quarta-feira, 29 de setembro de 2010


Quando olho para o meu passado, encontro uma mulher bem parecida comigo - por acaso, eu mesma - porém essa mulher sabia menos, conhecia menos lugares, menos emoções.


terça-feira, 28 de setembro de 2010

Oh, mãe, minha mãe - Estrela do meu céu

Tanto me sinto só
Oh, mãe, minha mãe
Estrela do meu céu
Que nos conduz com sua luz
Eterna e terna
O encanto de toda paz
Me traz você

Oh, mãe, minha mãe
Cadê a sua voz
Oh, mãe, minha mãe
No canto pelos campos
No salão da casa grande
A terra, a terra
Procuro a tua mão
Cadê, cadê

Todas as alegrias
Todas as melodias
Todas as águas
Todos os sonhos belos
Que realizo são você
Oh, mãe, minha mãe
Eu nunca serei só
Adeus, minha mãe
A vida deve tanto
A sua vida
Que cantar será
Vida eterna
Vida eterna
Vida eterna


(Toninho Horta/Caetano Veloso)

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Mente é casa que não tem paredes, mas nos acostumamos a viver como se tivesse. E, não é raro, passamos temporadas no cômodo mais apertado.

Ana Jácomo

domingo, 26 de setembro de 2010

"E a nossa história ... não estará pelo avesso assim sem final feliz ...
Teremos coisas bonitas pra contar ...
E até lá vamos viver ... temos muito ainda por fazer ...
Não olhe pra tras ... apenas começamos ...
O mundo começa agora ... ahh!
Apenas começamos!"

Renato Russo

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Te liguei só pra dar Bom dia.- Te escrevi pra comentar aquele dia.- Te amei porque já não tive escolha.Assim como quem não quer nada, ele chega e desarruma a minha casa, meu coração. Veio pra descumprir as regras, e amar, amar e amar. Sem o medo do fim, sem o medo do início. Se começar que bom, se terminar antes disso, que bom. Que bom é isso, amar e fingir que não é nada. Tentar acordar e não pensar nele, tentar ir dormir sem pensar nele. Tentar almoçar, escrever, tocar sem pensar nele. Que bom é isso de conseguir disfarçar para todos, menos pra ele. Que bom é isso. Ouvir uma frase que denuncia o ciúme. Poder tocá-lo e receber no outro dia o mesmo toque. Que bom é isso, confundir o que é amigo e o que amante. Que bom é isso, de ser distraído. Se há alguém que confunde tudo sou eu. Se há alguém que ama minha confusão é ele. Que bom! Eu prometo que hoje eu não falo mais do que passou, e você vai ver que dos outros já nada restou. E eu não vou mais expressar o meu ciúme, vou deixar isso pra você. E hoje faz meses e hoje é só mais um dia que eu te queria e você sabe, sempre há um jeito de comemorar o que não se viveu, e você sabe poderia ter sido ontem. Que bom isso, de não precisar mudar nunca, de eu não precisar esperar. Que bom é você. Sempre me dizendo coisas sem dizer, pra só depois me cobrar que não entendi. Que bom é isso. Que bom é amar, amar e ainda sermos amigos.
 
 
"Eu espero que você viva uma vida da qual você se orgulha.
E, se você descobrir que não, eu espero que você tenha forças para começar tudo mais uma vez."



filme: “O curioso caso de Benjamin Button”



E se eu lhe disser que tenho medo de ser feliz pra sempre?



Martha Medeiros
E causo nas pessoas um tipo de enjôo com meu jeito,
com minha carência,com minha ânsia por atenção.
Tenho amor incondicional pelas pessoas que entram
em minha vida e sinceramente,
não sei o quanto isso é bom nos dias atuais.
Talvez esse seja meu pior defeito.




Cazuza

Cuidado, menina

Cuidado com esses passos que você dá, com esse terreno sem chão onde você pisa. Cuidado com o que fala, onde e a quem joga suas palavras, suas verdades. Resguarde-se desse olhar que te beija a alma, com uma alma que te beija os olhos. Vá com calma a esse sorriso que te sorri malandro, que te sorri sincero. E te provoca. Cuidado com esses teus sorrisos acidentais, suspiros sem querer. Chegue de olhos bem abertos pra mais perto desse abraço que te envolve, e se abandona folgadamente nos teus braços, acomodado. Dê cem passos para traz quando essa felicidade insana tentar te carregar no colo, te embalar. Tenha os pés no chão quando ela tentar te erguer, te segurar. E tome cuidado, menina, muito cuidado para não voar.
 
 

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Uso a palavra para compor meus silêncios.

Não gosto das palavras fatigadas de informar. Dou mais respeito às que vivem de barriga no chão tipo água, pedra, sapo. Entendo bem o sotaque das águas. Dou respeito às coisas desimportantes e aos seres desimportantes. Prezo insetos mais que aviões. Prezo a velocidade das tartarugas mais que a dos mísseis. Tenho em mim esse atraso de nascença. Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos. Tenho abundância de ser feliz por isso. Meu quintal é maior do que o mundo. Sou um apanhador de desperdícios: Amo os restos, como as boas moscas. Queria que a minha voz tivesse um formato de canto. Porque eu não sou da informática: eu sou da invencionática. Só uso a palavra para compor meus silêncios.


(Manoel de Barros)

sábado, 18 de setembro de 2010

...você é bom até mesmo quando não estão te olhando.


Filme - Sete Vidas
"Estamos agindo certo sem saber onde o certo nos levará, se para o céu ou para uma úlcera. Existem dias – e só confessamos isso para o terapeuta ou para o melhor amigo – em que gostaríamos de sumir no mundo, deixar para trás todos os afetos que nos são sagrados, todo o nosso currículo de tarefas bem-feitas, e ficar à disposição do imponderável, dos impulsos, do incerto."
 

(Martha Medeiros em: Coisas da Vida)

Tudo é relativo quando te fazer feliz me faz feliz...




E aí tudo muda
Olhando pro céu
E aí tudo muda
Penso em você e eu...


A ciência confirma os fatos
Que o coração descobriu
Nos seus braços
Sempre me esqueço
De tempo, espaço e no fim...


Melhor pra mim - Leoni
Quando eu te invado de silêncio
Você conforta a minha dor com atenção
E quando eu durmo no seu colo
Você me faz sentir de novo o que eu já não sentia mais
Você me faz tão bem.


Você me faz tão bem
Detonautas- Composição: Tico Santa Cruz

sexta-feira, 17 de setembro de 2010




Sei que a vida não é só de momentos bons
É, há tempos difíceis; A vida é mesmo assim
Mais se a gente colocar a nossa fé em ação
Vai dar tudo certo.

(Waldecir Aguiar)

...Precisa eu te dizer que vai dar tudo certo??

Quando a luz dos olhos meus e a luz dos olhos teus resolvem se encontrar

- Tem que acreditar. Amanhã será um novo dia. Tá vendo aquela janela?
- Humrum.
- Cedinho, antes de você abrir os olhos, ela estará contornada de luz. As falhas da janela reluzem. As frestas são feixes de luz que despertam e te fazem crêr que o sol tá lá fora, pronto pra te aquecer.
- Eu nunca tive dúvidas: Você nunca me deixou no escuro. É o feixe de luz que me guia, me aquece, e me faz cócegas. 
Agora vou contar o que ele vê nela: ele vê, sim, que o corpo dela não é nem de longe parecido com o da Daniella Cicarelli, mas vê que ela tem uma coxa roliça e uma boca que sorri mais para um lado do que para o outro, e vê que ela, do jeito que é, preenche todas as suas carências do passado, e vê que ela precisa dele e isso o faz sentir importante, e vê que ela até hoje não aprendeu a fazer um rabo-de-cavalo decente, mas faz um cafuné que deveria ser patenteado, e vê que ela boceja só de pensar na palavra bocejo e que faz parecer que é sempre primavera, de tanto que gosta de flores em casa, e ele vê que ela é tão insegura quanto ele e é humana como todos, vê que ela é livre e poderia estar com qualquer outra pessoa, mas é ao seu lado que está, e vê que ela se preocupa quando ele chega tarde e não se preocupa se ele não diz que a ama de 10 em 10 minutos, e por isso ele a ama mesmo que ninguém entenda.


"Não deixo de acreditar nas coisas porque não existem. Eu também posso me inventar para elas."

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Todo mundo precisa de inspiração
Todo mundo precisa de uma canção
Uma bela melodia
Quando a noite é tão longa
Porque não há nenhuma garantia
Que a vida é fácil.

Tradução: When I Look At You - Miley Cyrus

Estou a um passo de mim mesmo
e a dois passos de ninguém:
estou só.



Gildemar Pontes

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

.
.
"A minha dor eu resolvo. A dor do outro não sei aonde colocar, onde me colocar. Faço como a minha avó Elisa. Quando alguém recusava um abraço, ela pedia para devolvê-lo.
Devolver o abraço é a dor do outro."
.
.
.
Quis dizer aquilo tudo que a gente imagina todas as trocentas vezes que vê um filme de amor. Mas eu não disse nada, e mesmo assim tenho a impressão que eu disse mais ainda. É que não fechei os olhos.



"Às vezes pode parecer muito, mas arriscar um único passo, talvez o primeiro deles, além do território do medo de avançar pode ser a coragem que convida os outros passos todos. Com medo e tudo."



"Que por você vale a pena. Que por nós vale a pena. Remar. Re-amar. Amar."



terça-feira, 14 de setembro de 2010

Minha irmã mais nova está mais velha!


- Ela tá mais velha!
- Ãh???
- Minha irmã mais nova...ela tá mais velha. Já tem 22.
- Ah! 


~.~~~.~~~.~~~.~~~.~~~.~~~

Quando ela estava por vir tenho quase certeza que Deus pensou mais em mim do que nela. Não que Deus tenha preferência por algum de seus filhos, mas é que ela, que hoje completa seus 22 anos, naquele tempo de existência embrionária não tinha a menor noção do que representaria na minha vida. Minha mãe me dizia que naquele tempo pareceu a coisa mais inconseqüente do mundo “emendar” um filho no outro. Mas foi o que aconteceu. 

Eu tinha três meses quando minha mãe engravidou. Façamos as contas (Sou péssima em matemática, mas essa eu sei!) quando minha irmã nasceu eu tinha 1 ano e dois meses, oh! Uma moçinha! Não, não era moçinha, era uma criança partida em duas. Sim porque estávamos em todo canto juntas.   E desde esse tempo eu nunca soube o que era levar a vida sozinha, porque tudo que eu tinha eu já não tinha só pra mim. Era pra gente. Era eu e ela. Nós de vestidos iguais, cores diferentes. Nós de shorts da mesma cor, e as blusas clonadas! Indo e vindo prá lá e pra cá, mas no chão parecia refletir uma sombra apenas. Se brigávamos? “- Não, não, magina!”, mas na mesma hora fosse pra ir na padaria ou na bodega, saíamos as duas juntas. Embraçadas, nas ruas, nas calçadas. A briga num dava mais nem sinal de que existira. 

Bem, agora tá explicado então porque nunca sei organizar minhas coisas, nem minha mala de viagem, e nunca sei o que é meu. É, nasci na frente prá ver como era aqui, mas minha “maturidade” nivelada a um ano e dois meses não faz sentido algum, talvez por ter sido presenteada tão cedo com essa irmã maravilhosa. E lembro dos velhos tempos (Oh! Quanta velhice!), quando mainha segurava nossas mãos e nos levava até o portão da escola. Lembro dos uniforme costurados com mais suor do que linha, do tecido sobrado de outra camisa que se faziam duas. Do tênis dividido em suaves prestações, das sombrinhas coloridas que davam o ar da graça (minha graça durou pouco, quebrei antes de pagar!). Lembro quando estudamos a tarde e painho precisava nos levar de bicicleta.

Tantas lembranças! Não tenho história sem ela! Lembro das invenções de brinquedos, das casinhas de bonecas, das comidinhas, da casa na árvore (no térreo mesmo!), do parque no quintal, do leite molico de vó, dos dindins, dos banhos de mangueira, da agonia daqueles mosqueteiros na hora de dormir, dos escorregos pelo chão da casa, das quedas de bicicleta, das coisas todas! Lembro da gente correndo pra pegar o colo de mainha. Da gente no Tum-tum de painho. E recordo quando adiastes algumas vezes os teus sonhos para construir o meu. 

Obrigada pelas lições de generosidade e pelo carinho de sempre.  Eu te amo muito minha irmã. E o que eu puder fazer por ti, eu faço! Quero nem saber!! Olha, e agora meus 14 meses de mais idade parecem fazer diferença. Enchi-me do ar de responsabilidade e coloquei na minha cabeça que é minha vez de cuidar de você. Mas é que sou tão desorientada. Tão perdida as vezes que não sei se consigo. Mas se te servir de alguma coisa, saiba que o que mais quero é ser tão importante pra ti quanto você e pra mim. 

Agora sem  mainha sei que é tudo mais difícil. A gente sabe disso. Mas eu quero cuidar de você. Quero ser sua amiga de todas as horas. Estar do seu lado como sempre. E te ajudar como nunca. Conte comigo Bilinguinha. Eu te amo muito. Eu to aqui com painho abençoando você, e mainha agora, mais do que nunca, está com a gente em todo canto! Como luz a nos guiar!

- Poxa...contei mais de mim do que de você...Não é egoísmo, é reconhecimento de que sem você não sei ser eu.
Deus te abençoe, te guarde e te guie. A tua vida é benção, e eu agradeço a Ele todos os dias.

Amo muito muito muito muito... FELIZ ANIVERSÁRIO!! Minha irmã-amiga-tudo!


Ps.: Tá lá no orkut dela. rsrs
Eu cá existo.
Você existe cá - Dentro de mim.
Nós existimos.
Nós existem.
- Desatemo-nos, pois.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Apague a luz, vamos fugir daqui
Nós dois correndo morrendo de rir
Dane-se o mundo ao nosso redor
Vamos de encontro ao nada
Correndo pela estrada
Sempre na mesma direção.



Apage a Luz-Darvin
Composição: Vinícius Pig Liessi

domingo, 12 de setembro de 2010

Eu acredito sorrindo.



Não mostro os dentes à força. Esse sorriso aqui é verdadeiro. Não sai pra invocar, impressionar ou fazer bonito na hora do clique. Às vezes, sem muito alvoroço, o riso escapa pelo olhar, e quando vejo (ou quando me vêem) já estou com esse semblante abobalhado de quem diz muito, mas ainda não percebeu que já não precisa dizer mais nada. É que esse ar de riso que afrouxa meus lábios desarma também o coração, e insiste para que eu acredite que dessa vez é diferente. Eu eu acredito sorrindo. 




-E quer saber? Seu astral melhorou.
-Só você minha pequenininha.





Na paz do seu sorriso
Meus sonhos realizo
E te beijo feliz
(Roberto Carlos)

À minha mãe, apesar da dor.



A dor de me acostumar sem ti me acompanha até hoje. Até sempre. Porque parece que a melhor parte de mim se foi quando a senhora partiu. E aquele cadinho de pureza, de doçura, de encanto...também se esvai a cada dia. Não que eu queira ser assim. Mas é que nesse momento me falta a presença mais pura pra me dizer que não devo parar. Que não devo mudar. Que não devo desistir. Sabe mãe, as coisas aqui estão difíceis. E fica sempre muito difícil ter que encarar o sol bater em minha porta e não te ver sorrindo e me dando bom dia. E me dói imaginar que não vou sentir seu cheiro naquele abraço apertado, e que não te tenho mais aqui pra contar sobre meu dia. E me machuca a certeza de que agora eu preciso caminhar sem sua guia. E me dói querer correr ao teu encontro e não te achar em nenhum canto da casa. E me dói caminhar dias a fio como  filha pequena que chora por colo. E me dói a frase feita de que vai passar. Não quero que passe quero que a senhora fique. Dentro de mim. E me dói tudo isso. Os dias me doem. E apesar de me doer, a tua lembrança não é peso, nem descontentamento. É a imagem de luz, de persistência, e de amor à vida, principalmente. E lembro de todas as suas inquietações com minhas lamentações sobre a vida. Lembro de seu amor a Deus, e da sua preocupação em falar-me Dele. E hoje, a certeza de que estas ao lado Dele me acalma, apesar da dor. E quando meus dias parecem nevoar-se...é essa lembrança "viva" que me faz amar até mesmo os dias mais cinzentos. É essa lembrança que me faz correr e pegar pedrinhas pra espallhar pelo chão até que  venha um lindo arco-íris colorir minha vida.  É a tua lembrança que não me permite desistir. Que me impulsiona a querer estar viva, apesar da dor.

sábado, 11 de setembro de 2010

Aprenda nos tropeços, não olhe pro chão.
Olhe pro céu.
Olhe pra vida sempre de cabeça erguida que no fim do túnel tem uma saída, mesmo quando você não consegue ver a luz.

Feche os olhos que uma força te conduz.
Vai em frente, vai seguro, faz um furo nesse muro que o escuro se esclarece.
Vai em frente, simplesmente vai em frente que o futuro é um presente que a vida te oferece.


(Gabriel O pensador)

Em tempo de chuva, que chova:
Eu não largo da sua mão!


Djavan

sexta-feira, 10 de setembro de 2010



...Que eu seja forte o bastante para admitir que diante de mim eu permaneço fraca. Procuro desesperadamente por mim. E não vou parar até que eu me encontre. 


Pipa
.
.

.
.
Disse a flor para o pequeno príncipe: é preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas.
.
Antoine de Saint -Exupéry

"Olha as estrelas. Enquanto elas brilharem haverá esperança na vida."

 Érico Veríssimo
Não deixem que lhe façam pensar que você não é capaz de fazer algo porque essa pessoa não consegue fazer. Se você deseja alguma coisa, se quer realmente, lute por isso e ponto final.

A procura da Felicidade

Com tanta coisa pra dizer...



...Naquela hora eu parei. Respirei fundo e não falei nada. Eu não sabia bem o que dizer. O não me doía, e o sim me causava uma alegria de dar nos nervos. Eu  preferi calar. MAs só por alguns instantes. O resto do tempo mesmo eu passei falando. Mas naquela hora, eu não sabia o que dizer. Tinha medo de falar demais. E calei. Pra quebrar o silêncio arrisquei um suspiro gritante, daqueles que a gente sabe o que quer dizer, mas em resposta só consegue dar outro suspiro mais ensurdecedor ainda. Aproveitei quando você olhou de lado, e arrisquei um canto de olho. Queria ver se você sorria, ou se continuava triste. Mas naquela hora você sorria. Não sei bem o que foi que eu disse, nem sei bem o que calei, mas acho que naquela hora, eu era a pessoa certa. Éramos as pessoas certas no lugar certo, que não faziam nada de errado.



.
.
Eu gosto de movimento. Não de confusão!
.
.

Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

"E quanto ao amor? Ah, o amor... não basta termos alguém com quem podemos conversar, dividir uma pizza e fazer sexo de vez em quando. Isso é pensar pequeno: queremos AMOR, todinho maiúsculo. Queremos estar visceralmente apaixonados, queremos ser surpreendidos por declarações e presentes inesperados, queremos jantar à luz de velas de segunda a domingo, queremos sexo selvagem e diário, queremos ser felizes assim e não de outro jeito. É o que dá ver tanta televisão."


Martha Medeiros
Eu vou mudar
eu te prometo que agora eu vou mudar
e essa mágoa que eu deixei no seu coração,
eu vou tirar,eu vou tirar.


Composição: Rafael Passos 

quarta-feira, 8 de setembro de 2010





A gente pode ser feliz
Me diz que sim...
Pegue teus sonhos, teu amor, e gruda em mim!


Peninha



O amor não poderia morrer, ele não tem fim. Nós que criamos a despedida por não suportar sua longevidade. Por invejar que ele seja maior do que a nossa vida.

terça-feira, 7 de setembro de 2010



Não sei onde estou indo
Só sei que não estou perdido
Aprendi a viver um dia de cada vez.




Só por hoje 
Renato Russo

Ai, como eu gostaria de te encontrar pra falar de amor, pra falar de amor.

Dentro de mim
Há tristeza sem fim
E eu preciso encontrar minha paz
Pra sorrir ou chorar
Tanto faz
Pra lembrar de nós dois
E deixar essa dor me deixar te dizer
Ai, como eu gostaria de te encontrar
Pra falar de amor, pra falar..


Ontem pensei que estaria melhor
Sem você, sem nós dois
Poderia viver
O meu mundo se pôs entre recordações
E a vontade de ser novamente seu par
Ai, como eu gostaria de te encontrar
Pra falar de amor, pra falar de amor



Composição: Erasmo Carlos

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Moça, Olha só, o que eu te escrevi
É preciso força pra sonhar e perceber
Que a estrada vai além do que se vê
Sei, que a tua solidão me dói
E que é difícil ser feliz
Mais do que somos todos nós
Você supõe o céu
Sei, que o vento que entortou a flor
Passou também por nosso lar
E foi você quem desviou
Com golpes de pincel.


Marcelo Camelo

domingo, 5 de setembro de 2010


Ela: Você pode segurar minha mão, se quiser.
Ele: Estou agarrado nela.


Ela então suspirou e pensou que estariam juntos para sempre.
Ele parece que leu os pensamentos dela.
Desde então nunca mais se largaram. E caminharam de mãos dadas, partilhando até o medo.

E depois da escuridão haverá um lindo sol e a gente vai se amar

Não demora por favor
Que eu só quero te encontrar
Pra te dar de volta
Tudo o que eu sonhei
Nesse tempo que eu passei a viver depois do fim





A gente vai se amar - Lobão
Eu tava sentada de pernas cruzadas
Com olhos fechados
Cabeça vazia
Sem pensar em nada.


5 horas- Preta Gil

Talvez a maneira como me debato seja natural, e até positiva. É possível que eu parta daí para um conhecimento maior de mim mesmo. Então estarei livre.

Acho que meu mal sou eu mesmo, esses círculos concêntricos envolvendo o centro do que devo ser. Mas só poderei me aproximar dos outros depois que começar a desvendar a mim mesmo. Antes de estender os braços, preciso saber o que há dentro desses braços, porque não quero dar somente o vazio. Também não quero me buscar nos outros, me amoldar ao que eles pensam, e no fim não saber distinguir o pensar deles do meu.
Como se estivéssemos largado a torneira aberta. Por dias. Semanas. Ouvindo a água pingando. Batendo na louça, dentro da pia; no ralo, durante a madrugada. Mas como se tivéssemos tido preguiça de nos levantar da cama. De deixar o quente das cobertas. tirar a cabeça do amassado do travesseiro. De calçar os chinelos e andar até a cozinha para dar mais meio giro. Apenas metade de uma outra volta que acabaria com o ruído. Com o gasto de água.Com o barulho dos pingos batendo na louça. No canto do prato. Na ponta da faca.No ralo, de madrugada. Vazamento esvaziando o reservatório por descaso. Litros e litros pelo cano por nossa culpa. Não, não foi de repente. Não foi surpresa. Nosso amor secou aos poucos, gota a gota.E nós ouvimos todos os pingos.


Eduardo Baszczy
"Um dia descobrimos que apesar de viver quase um século esse tempo todo não é suficiente para realizarmos todos os nossos sonhos, para beijarmos todas as bocas que nos atraem, para dizer o que tem de ser dito... O jeito é: ou nos conformamos com a falta de algumas coisas na nossa vida ou lutamos para realizar todas as nossas loucuras..."